Babá

BABÁ OU BABYSITTER

O QUE É?

A babá é a profissional que trabalha cuidando de crianças e auxiliando a família no cumprimento das atividades rotineiras. A babá é a responsável por servir as refeições nas horas corretas, cuidar da higiene e da saúde da criança, brincar com ela, garantir proteção e zelar pelo seu bem-estar, ajudá-las no dever de casa, etc. A babá pode ser contratada para cuidar de bebês, crianças ou adolescentes e, desempenha um papel muito importante na vida desses jovens, oferecendo afeto e carinho na ausência dos pais.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

capacidade de comunicação capacidade de cumprir ordens e determinações capacidade de organização capacidade de ouvir sugestões e críticas espírito criativo responsabilidade prontidão habilidade gosto por servir calma e paciência bom humor

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

A profissão de babá é uma das chamadas, profissão de livre-formação, portanto, não existem cursos específicos. Muito embora, a maioria dos pais, na hora da contratação, prezam por cursos como de enfermagem, de primeiros-socorros e até mesmo de psicologia ou pedagogia. Existem atualmente, até mesmo cursos, treinamentos e workshops que auxiliam no desenvolvimento das babás. Um bom currículo também é muito importante para a babá, pois as referências são a garantia dos pais de que a pessoa tem boa índole e caráter.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

cuidar do bem-estar da criança cuidar do desenvolvimento físico, emocional e motor da criança trocar fraldas preparar a mamadeira e refeições dar banho dar remédios, se for o caso colocar a criança para dormir brincar e contar histórias conciliar educação e diversão com noções sólidas de segurança, nutrição, higiene e primeiros socorros, para casos, por exemplo, de uma febre repentina

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

Esses profissionais podem atuar em casas de família, em creches, escolas, orfanatos, ou seja, em qualquer lugar onde haja crianças. O mais comum, entretanto, é que os pais contratem as babás para cuidar de seus filhos em suas casas, pois com a correria do dia-a-dia, a rotina dupla e até mesmo tripla das mães modernas, a ajuda da babá se faz muito necessária.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para as babás vêm crescendo cada vez mais, isso por que nos dias atuais, com a correria da vida moderna, muitos pais e mães são obrigados a trabalhar fora de casa, e, assim tem de deixar seus filhos com pessoas especializadas. Por isso mesmo, é interessante que as profissionais da área se desenvolvam cada vez mais, pois é muito importante, para os pais contratantes, que os filhos estejam em boas mãos. A especialização por meio de cursos, treinamentos e workshops é um bom caminho para o desenvolvimento profissional. São muito visados atualmente os cursos de enfermagem, primeiros-socorros, pedagogia, psicologia, entre outros.

CURIOSIDADES

Empregado doméstico é todo aquele que presta serviços de natureza contínua à pessoa ou à família, podendo ser faxineiras, motoristas particulares, cozinheiras, jardineiros, babás, copeiros, caseiros e muitos outros. Esses funcionários do lar, que há muito tempo prestam serviços, só vieram a ter sua profissão regulamentada em 1972, através da lei n° 5859/72, que na época previa pouquíssimos benefícios trabalhistas, que só foram ampliados em 1988. Hoje, no Brasil, são mais de 5 milhões de trabalhadores domésticos, destes pouco mais de1,3 milhões tem carteira assinada. O dia dos empregados domésticos é comemorado no dia 27 de abril, em homenagem a Santa Zita, que foi uma mulher humilde e generosa que dividia sua comida e roupas com os mais necessitados.

ONDE ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES?

Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo – SP Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Distrito Federal Brasília – DF – Telefones: (0xx61) 226-1533; 225-3252 Sou Babá – O portal da Babá

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *