Babá, Higiene/Cuidado/Saude, Papais e Mamães

Banho do bebê: Do recém-nascido ao mais crescidinho

Os bebês são muito desejados nas famílias, e muitas expectativas já são criadas antes mesmo de seu nascimento. No entanto, poucos pensam em um momento crucial, que é a hora do banho.

Especialmente os papais de primeira viagem e as babás que ainda estão formando sua experiência na profissão podem se sentir inseguros com os primeiros banhos dos recém-nascidos. Existem algumas dicas de segurança para transformar este momento em algo mais prazeroso e tranqüilo.

Preparando o banho

Em primeiro lugar, é preciso lembrar de nunca deixar o bebê sozinho em lugares altos ou perigosos. Antes de começar a ajeitar o banho, deixe-o no berço, carrinho ou chiqueirinho, para mantê-lo em segurança.

Com o bebê seguro, chega a hora de pensar no que você irá utilizar durante o banho. Separe toalha, trocador, fralda, creme de assaduras, shampoo, sabonete, roupas limpas (body, calça, meias e uma manta em caso de baixas temperaturas), escova de cabelos, cotonetes e algodão. Se quiser, coloque uma música relaxante para acalmar o bebê. Em caso de crianças crescidinhas, é válido apostar em brinquedos para colocar dentro da banheira. Isto vai fazer com que ele se mantenha animado e feliz.

Separadas as coisas, chega o momento de encher a banheira. Nunca, em hipótese alguma, coloque o bebê enquanto ela estiver enchendo, ou com torneira e chuveiro abertos. A temperatura da água pode mudar e acabar queimando a pele do pequeno, que é super sensível.

Em caso de esquentar a água no fogão, misture-a com água fria até conseguir equilibrar sua temperatura. Uma dica é colocar a mão dentro da banheira já cheia e esperar pelo menos 15 segundos para entender se está muito quente ou não. O ideal, inclusive, é que a água esteja morna, e não exatamente quente.

Colocando o bebê na banheira

Para bebês recém-nascidos, o ideal é manter a água até seus ombros, para que ele não fique com frio; Já para os crescidinhos, a água deve ficar acima da linha da cintura se ele ficar sentado na banheira.

Com o bebê dentro da banheira, mantenha sempre uma mão de apoio em suas costas e outra para banhá-lo. Evite usar muito shampoo ou sabonete, para não ressecar a pele do pequeno e, claro, opte para os produtos infantis.

Tirando o bebê do banho

Quando lavar todas as partes do corpo do bebê, envolva-o imediatamente na toalha, porque os pequenos perdem calor muito rápido. Não se esqueça de secar todas as dobrinhas e limpar umbigo e orelhas com cotonetes.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *