Higiene/Cuidado/Saude, Lazer

Carnaval: Cuidados com as crianças nos dias de folia

O Carnaval está chegando e muitos pais já se sentem ansiosos de levar os pequenos para a folia, certo? No entanto, é preciso se preocupar com vários fatores para mantê-los em segurança durante os dias de diversão.

Segurança em primeiro lugar no Carnaval

Especialmente as cidades grandes possuem atividades específicas para crianças pequenas, para que não sejam colocadas em situações de multidão, correndo riscos de se machucarem e até de se perderem dos pais. Normalmente os locais com folia para os pequenos são tranquilos, com espaços menores, para que eles sejam facilmente monitorados.

Colocar roupas e fantasias confortáveis também faz parte da folia. Afinal, tecidos muito ásperos podem ferir a pele das crianças, que normalmente é mais fina do que dos adultos. Não se esqueça, obviamente, de sapatos confortáveis, também.

Pintura facial no Carnaval

Todo adulto que gosta de Carnaval normalmente adere às pinturas e muito glitter. No entanto, para utilizar toda esta parafernalha nas crianças é preciso ter alguns cuidados. A pele das crianças, como dito acima, é muito mais fina, e pode ter reações alérgicas que nem sempre aparecem imediatamente.

Qualquer produto deve ser testado em casa, antes de sair às ruas. Muitos, quando em contato com o sol, podem causar reações adversas nas crianças. É importante, também, verificar se os cosméticos são facilmente removíveis em água.

O ideal é testar todos os produtos no braço antes de utilizar em áreas mais sensíveis, como o rosto e o couro cabeludo. Portanto, sprays de cabelo, glitter e tintas devem ser aplicados antes, certo?

Busque produtos que são feitos exclusivamente para a pele e evite a tinta guache, por exemplo, que apesar de serem feitas à base de água, podem ressecar a pele das crianças e causar alguma dermatite.

Não se esqueça da proteção!

Antes de fazer pinturas faciais e fantasiar os pequenos, passe muito protetor solar, especialmente nos dias com altas temperaturas. E vale reaplicá-lo pelo menos de duas em duas horas. A hidratação é super importante, também. Mantenha sempre uma garrafa com água, água de coco ou suco em suas coisas, para que o pequeno não desidrate, certo?

Para finalizar, lanches de pão integral, presunto e queijo com uma saladinha ou até mesmo castanhas são boas pedidas para que as crianças se alimentem durante o período que estiverem em folia. Crianças adoram brincar e normalmente se esquecem de comer, mas você pode lembra-lo periodicamente com coisas fáceis e práticas de mastigar.

Bom carnaval!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *