Higiene/Cuidado/Saude

Caso Homem-Aranha: O cuidado que devemos ter com as crianças 24×7

O mundo parou, na última semana, ao ver um caso de uma criança de aproximadamente 4 anos que estava pendurada na sacada do quarto andar de um prédio. Na ocasião, felizmente um homem que passava na região escalou o prédio em 40 segundos e salvou o bebê. O homem ficou conhecido como “homem aranha”, por sua rapidez em subir no prédio, sem quaisquer condições de segurança, para pegar o pequeno e trazê-lo de volta para sua casa.

O caso chocou as pessoas e muitos se perguntaram o que tinha acontecido para que aquela criança estivesse ali sozinha, sem qualquer ajuda. Acontece que, segundo a imprensa internacional, o pai teria saído para fazer compras e deixou o pequeno em casa. A mãe estaria em viagem no estrangeiro.

Tragédia anunciada

Ainda que tenhamos filhos comportados, crianças podem ser imprevisíveis. Neste caso, especificamente, a sacada não possuía nenhum tipo de proteção, como uma tela, por exemplo. O pai achou que o filho ficaria em segurança em casa, porém se enganou. Por pouco o pequeno não caiu, correndo o risco de sérios machucados e até a morte.

No entanto, há de se pensar que esta era uma tragédia anunciada. É claro que o pai não queria que a criança tivesse se pendurado na sacada e ficado para fora, correndo perigo. Ele apenas não imaginou que isso aconteceria, porque afinal de contas nós, adultos, temos a noção de limites. Acontece que as crianças não tem.

Desbravadores

Crianças de até 7 anos de idade não possuem o discernimento do que pode ser efetivamente perigoso ou não. Elas são desbravadoras e buscam chegar ao limite de todas as situações. De fato, é assim que elas aprendem. Tentando e insistindo que as crianças aprendem a andar, a falar, a comer.

Por isso, é importante termos em mente que crianças são imprevisíveis. Não podemos supor que a criança fará ou não fará tal coisa, porque elas farão o que acharem conveniente na hora e o que acharem divertido. É este o problema.

A criança se pendurou na sacada e felizmente nada de grave aconteceu. Mas ela poderia ter pego algo cortante, ou acendido o fogo no fogão. Ou mesmo ter se afogado em uma banheira. São muitos os perigos quando uma criança fica sozinha. Por isso, é importante ficar de olho sempre.

Homem-Aranha

Mamoudou Gassama , um imigrante ilegal na França de 22 anos, ignorou seu histórico e virou instantaneamente o homem mais famoso no país no fim de semana. “Estava saindo da estação [de metrô], vi uma multidão, e aproximei-me. Havia uma criança pendurada no vácuo. Sinceramente eu fiquei com medo pelo pequeno e subi para salvá-lo. Obrigado por tudo, estou pronto para voltar a fazê-lo”, disse em seu Facebook.

O presidente francês, Emmanuel Macron, entregou um certificado de cidadania e coragem a Mamoudou, que explicou o impulso que o fez escalar o prédio. “Eu salvei este menino porque eu gosto de crianças. Na nossa casa, a minha mãe sempre aprendeu a ajudar os outros em necessidade”.

Com o ato corajoso, lhe foi oferecido, também, a cidadania francesa. A partir de agora, Mamoudou poderá viver legalmente no país, inclusive trabalhar e obter direitos. Em seu Facebook, ele se mostrou honrado e emocionado com a oportunidade.

“Amo a França. Sempre foi o meu país de sonho desde que era criança. Tenho muito respeito pela França e por todos os seus habitantes. Vou continuar a fazer tudo o que puder para ajudar os outros. Não vou decepcionar a oportunidade que me foi dada. Agradeço o apoio de todos e agradeço ao presidente francês. OBS: Eu não tive a oportunidade de estudar muito, então por favor não sejam muito severos com a minha maneira de me expressar. Meus familiares me ajudarão a melhorar. Obrigado!”

Leave a Comment