Lazer

Coelhinho da Páscoa: saiba mais sobre a fantasia na mente das crianças

No domingo (16) uma enorme quantidade de crianças vai se preparar para a chegada do famoso Coelhinho da Páscoa. Neste universo dos pequenos, pegadas no chão mostram aonde foram escondidos os ovos de chocolate. Aí vem a questão: até quando é bom estimular a fantasia na mente da criançada?

A imaginação vai longe!

Até os 6 anos, a mente que voa é muito intensa nas crianças. “Acreditar nesses personagens faz parte do desenvolvimento cognitivo”, diz Carmen Alcântara, psicóloga clínica e psicanalista, mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). “Essa magia auxiliará a formação do pensamento simbólico e das representações mentais, além de exercitar a linguagem.”

“Ah, como era bom ser criança…”

Esse estímulo ainda é bom para criar uma reserva emocional de situações prazerosas, que serão mantidas na memória na vida adulta, quando o espaço para devaneios é importante para se refugiar da realidade do mundo real.

Prazo de validade para a fantasia

A partir dos 7 anos isso vai sendo deixado de lado, já que a criança passa a distinguir melhor o que é fantasia e o que é realidade. Contar a verdade aos poucos, de acordo com a percepção delas, é a melhor alternativa. Afinal, os amiguinhos, em certo momento, vão comentar e ela não pode se sentir constrangida.

Porém, enquanto isso, o que vale é entrar na onda e se divertir com eles indo à caça dos ovinhos de chocolate, né?

Fonte: Revista Crescer

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *