Higiene/Cuidado/Saude

Cólicas: pediatra tira dúvidas mais comuns

Nos primeiros meses de vida, não é raro o bebê sofrer com as cólicas. Muitas dúvidas surgem nos papais e babás. Medicação é recomendada? O que a mamãe come influencia o leite materno?

A pediatra Edilma Cristina explicou algumas dúvidas frequentes com relação ao tema:

Evite excessos

Consumo em grande quantidade de certos alimentos e substância podem, sim, agravar as cólicas dos pequenos. Leite de vaca e derivados, café, chocolate, chá preto, cigarro e bebidas alcoólicas podem estar ligados às cólicas infantis.

Uso da bolsa de água

Pode amenizar as dores do bebê, mas deve-se tomar cuidado com a temperatura da bolsa. Colocar nas costas das mãos ou nos lábios são bons indicativos para não queimar a pele do bebê, que é bem mais fina que a dos adultos.

Uso de supositório

Deve-se consultar um pediatra, pois estímulos excessivos podem piorar a situação ainda mais. Além do mais, supositórios são recomendados para intestinos presos e não necessariamente para cólicas.

Medicação é permitida?

De acordo com a dra. Edilma Cristina, analgésicos param a dor, mas não os espasmos. A medicação pode diminuir o desconforto, mas não resolvem o problema principal que é a cólica em si. Ah, e consulte sempre um(a) pediatra antes de medicar o bebê.

Fonte: Pais & Filhos

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *