Papais e Mamães

Coordene a volta às aulas com a criança

As férias de julho sempre são boas e um período de descanso importante para as crianças. No entanto, agosto chegou e já é hora de voltar à velha rotina. Muitas famílias ficam um pouco perdidas neste período, afinal o pequeno se acostumou a não ter muitos horários e nem lembrar de suas responsabilidades letivas. Então, mão na massa!

Readaptando a criança à rotina

A primeira coisa que temos que fazer é readaptar os horários da criança pelo menos uma semana antes da volta às aulas. É importante que ela volte a dormir e acordar no mesmo horário do período letivo. Para que o pequeno sofra menos, você pode diminuir gradativamente o horário dele de ficar acordado. Por exemplo: No primeiro dia ele dorme 20 minutos mais cedo, e no segundo, 40. E assim por diante.

Organizando a vida escolar

É bom verificar o estado do material escolar da criança, como cadernos, apostilas, lápis, canetas, lápis de cor, borrachas e afins. Feito isso, é o momento de sentar com o pequeno e começar a organizar suas coisas.

Entre 4 e 6 anos, as crianças já podem ajudar a organizar sua mochila e materiais escolares que serão utilizados durante o período. Depois dos 7 anos, ele já pode inclusive organizar sozinho com uma supervisão.

Dia da volta às aulas

No dia da volta às aulas, é importante incentivar aos pequenos a se vestirem sozinhos, escovarem os dentes (com supervisão), tomarem um bom café da manhã e se organizarem em tempo.

As crianças maiores, a partir de 7 anos, já podem inclusive ajudar a preparar o lanche da hora do recreio, para agilizar a saída de casa.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *