Papais e Mamães

Copa do Mundo: Ensinando os pequenos sobre a competição

Chegou 2018 e o mundo está em euforia por causa da Copa do Mundo. Durante 30 dias veremos vários países entrarem em campo para disputar a tão sonhada taça que representa o melhor do mundo no futebol.

É um período interessante, especialmente para as crianças. Gera curiosidade, ansiedade e uma série de sentimentos que elas ainda vão conhecer. Os papais e as babás podem aproveitar para ensiná-los o significado de tudo isso.

Copa do Mundo = competição

É claro que todos queremos vencer, mas lembremos que para alguém vencer, outro alguém deve perder. É a primeira lição que podemos trazer para os pequenos: Nem sempre venceremos em uma competição, e tudo bem. Porque o importante é que evoluamos como pessoa, e entendamos um pouco mais sobre o trabalho em equipe, o esforço e a superação.

Com a competição, podemos ensinar aos pequenos que a superação é tão importante quanto ganhar, efetivamente.

É claro que se o Brasil perder, o pequeno poderá ficar frustrado e até irritado. Se caso isso acontecer, este é o momento importante para explicar sobre a competição e que às vezes a derrota faz parte.

Histórias de Superação

Uma outra maneira de explicar para os pequenos sobre a competição, é contar sobre histórias de superação de jogadores e até mesmo de times que alcançaram seu lugar ao sol na Copa do Mundo.

Um exemplo é a Islândia, que entrou pela primeira vez na competição e tem, em seu time, dentistas, editores de vídeo e outras carreiras que foram pausadas para dar lugar ao protagonismo do futebol. Pessoas normais, que conseguiram alcançar seu lugar ao sol  no maior evento esportivo do mundo.

Outros exemplos a serem dados são propriamente brasileiros. Pode-se contar sobre a dura derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1998 contra a França, e sobre a vitória no mundial seguinte.

O importante, de fato, é mostrar para os pequenos sobre a persistência, a superação e o trabalho em equipe. Estas sim são lições que eles devem aprender e seguir para o resto da vida 🙂

Leave a Comment