Higiene/Cuidado/Saude

A criança não se adapta ao horário de verão. E agora?

Este é um período do ano que mexe muito com as pessoas. Umas amam o horário de verão, por conta de o dia ser mais extenso, e outras, por sua vez, odeiam – já que as manhãs são mais longas.

Se adultos já possuem dificuldades de se adaptar com o novo horário de verão, mesmo que seja de alteração de uma hora apenas, imagine uma criança?

Muitos pequenos acabam tendo problemas para dormir e demonstram irritabilidade, cansaço no dia seguinte e diminuição do apetite. No entanto, não se preocupe: Isso é normal.

Crianças e o Horário de Verão

Como citamos acima, é bem possível que as crianças terão uma mudança no apetite e no sono por conta da alteração de horário, mas não se preocupe. A dica que damos é começar a dar a alimentação uma hora mais cedo, pelo menos durante os primeiros quize dias, até que ela se adapte.

Nos primeiros cinco dias, de repente você pode pensar em dar uma dieta mais leve e priorizar os alimentos que a criança mais gosta, para incentivá-la a se alimentar melhor.

Outra coisa importante é não incentivar a criança a dormir de tarde para compensar o sono atribulado na madrugada. A tendência é que o pequeno fique ainda mais desregulado e que a adaptação seja ainda mais difícil. É melhor que ele fique, de fato, cansado durante o dia e durma no horário certo no período da noite.

Se ainda assim ele tiver dificuldades de dormir, vale a pena tentar criar um ambiente mais tranquilo no horário do sono. Diminuir as luzes, desligar a TV e os tablets mais cedo é uma ação importante para fazer com que ele relaxe. Massagem nos pés e nas costas são bem vindos, assim como a leitura de historinhas ou uma canção que agrade mais o pequeno.

Por fim, pense em alimentação leve no período da noite. Evite estimulantes, como café, chocolates, doces, refrigerantes. Opte por frutas, legumes, leite e chás, para deixá-los mais relaxados.

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *