Higiene/Cuidado/Saude

Dia Internacional da Água e a conscientização com as crianças

Neste 22 de Março comemora-se o Dia Internacional da Água e é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos o respeitar dos recursos naturais e do meio ambiente.

Com pequenas atitudes, podemos mostrar às crianças a importância da água para o nosso corpo, para o ambiente, para os animais e muito mais.

Água e o meio ambiente

Em primeiro lugar, é bacana ensinar aos pequenos a importância da água em nosso meio ambiente. É frisar que o nosso solo e as plantinhas precisam do elemento, que os bichinhos precisam dela para viver.

Um passeio por lugares arborizados pode ajudar na explicação de como plantinhas realizam fotossíntese e como a água é essencial para manter saudáveis os animais.

Corpo humano

Nosso corpo é composto de pelo menos 75% de água. Só esta informação já pode dar um gancho para discutir o assunto com os pequenos. É legal abordar o tema de hidratação, de como nós precisamos do elemento para sobreviver e fazer com que os nossos órgãos funcionem direitinho.

Aprendendo em casa

Por último, é imprescindível ensinar aos pequenos sobre o consumo inteligente de água dentro de casa. Afinal, se usarmos o recurso com consciência, não faltará água para ninguém. Então, elaborar algumas dicas para pode ser uma solução bacana:

  • Fechar a torneira quando estiver ensaboando as mãos;
  • Fechar a torneira quando estiver escovando os dentes;
  • Fechar a torneira quando for lavar as louças
  • Evitar banhos longos

Leave a Comment