Babá, Papais e Mamães

Dia da Água e a oportunidade de ensinar sobre o consumo consciente

A gente não precisa falar o quanto as crianças absorvem os nossos conteúdos, dicas, conselhos. Ainda que estejam na fase do “terrible two” (a adolescência infantil), em que estão em fase de desafiar e testar os papais, os primeiros anos dos pequenos são imprescindíveis para que passemos os valores, ética e moral, educação, compaixão etc. Além de tudo isso, é importante prover conteúdos para que eles compreendam a sua existência no mundo e a importância de se preocupar com o planeta.

Estamos em uma época em que sustentabilidade é o ponto que grita mais alto, afinal a cada dia vemos mais desmatamento, poluição, lixo sendo despejado no mar e uma série de coisas que prejudicam o planeta e, por tabela, também acabam prejudicando a nossa saúde e o futuro dos próprios pequenos.

Neste 22 de março, comemora-se o Dia Internacional da Água, e não poderia haver momento melhor para abordar a importância do consumo consciente com os pequenos. Aprendendo desde pequeno, o cidadão cresce sabendo respeitar o ambiente em que vive, não é verdade?

Como sempre comentamos aqui, é legal abordar os assuntos de forma divertida. Assim, eles aprendem, fixam o assunto e acabam até comentando com os próprios amiguinhos na escola sobre o que foi aprendido em casa.

Crianças gostam de exemplos. Como abordar o tema “água”?

Sim, as crianças seguem os nossos exemplos, então não adianta a gente falar para eles economizarem água se não fechamos a torneira ao escovar os dentes, por exemplo. É importante mostrarmos no dia a dia o consumo consciente de absolutamente tudo em casa.

Babás entrando no circuito

É importante que as babás também sigam as diretrizes da casa, porque afinal de contas se ela fica bastante tempo com o pequeno, também vai passar exemplos para ele.

Vamos ensinar para as crianças o quão importante é fazer a sua parte. Quão importante é economizar água fechando a torneira ao escovar os dentes e lavar as mãos, não demorar o banho, não gastar água a toa. O planeta agradece e o futuro deles também! 🙂

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *