Higiene/Cuidado/Saude, Lazer

Dia da Atividade Física e a importância de fazer as crianças se mexerem

Uma verdade que preocupa bastante os pais atualmente é: as crianças de hoje em dia não se mexem mais com as de antigamente. O que queremos dizer com isso? Que em nossa época, época de nossos pais, as brincadeiras eram na rua. Existia pega-pega, esconde-esconde, cabra-cega, bicicleta e afins. Hoje em dia, vemos videogames, tablets e televisões. Não que a tecnologia seja ruim, muito pelo contrário. Ela ajuda os pequenos no desenvolvimento intelectual.

No entanto, o sedentarismo tem impactado cada vez mais as crianças, gerando problemas inclusive de saúde. É imprescindível mantê-los ativos, especialmente porque a fase de crescimento demanda exercícios físicos.

Rotina para exercícios

É importante incentivar as crianças a brincarem em ambientes abertos, como parques, pátios e no próprio quintal de casa. Na atualidade, com os altos índices de sedentarismo, é imprescindível, também, que eles pratiquem atividades extra curriculares com hora marca, pelo menos três vezes por semana.

Escolha uma modalidade que desperte o interesse do pequeno e faça com que ele entenda que, por enquanto, é hora de gastar energia e se divertir!

Atividades extracurriculares que as crianças podem fazer

Alem das brincadeiras em casa, como citamos acima, as crianças podem ter uma rotina com atividade física, como balé, circo, futebol, artes marciais, natação, tênis e afins.

Estas atividades, além de proporcionarem um fortalecimento de massa muscular importante para os pequenos, auxiliam também em outros campos importantes, como a disciplina, a calma, energia e muito mais.

Dê o exemplo no Dia da Atividade Física

É claro que existe um esforço da nossa parte, também. Não adianta dizer ao seu filho ou ao pequeno que você cuida (no caso das babás) que é importante se exercitar se você mesma não dá o exemplo. Brinque junto, mostre como é importante se manter ativo. As crianças se baseiam no que os seus cuidadores fazem, então é preciso ser a referência.

Neste 06 de Abril, Dia Mundial da Atividade Física, convidamos a todos a ter uma vida mais saudável!

 

Leave a Comment