Quando a mamãe já se encontra no nono mês de gestação, ou em torno das quarenta semanas, o bebê pode chegar a qualquer momento. Isto significa que é importante deixar algumas coisas organizadas: a casa, as malas, os documentos e os exames.
Com tantas providências a serem tomadas, é possível que os papais – especialmente os de primeira viagem – esqueçam de alguns itens que podem influenciar bastante no momento da chegada do pequeno, no hospital. Mas como se preparar?
Comece a arrumar as coisas com antecedência
Parece uma besteira, mas não é. Por volta das 40 semanas de gestação, a mamãe já estará mais cansada e com a barriga mais pesada. Não terá cabeça para pensar em tudo – ainda que, lembremos, esta função deve ser desempenhada pelos dois: papai e mamãe.
Então o casal pode começar a pensar em arrumar as coisas com calma nas semanas que antecedem o parto. O ideal é começar a organizar quando a mamãe chegar na 36ª semana – isto se ela não tiver risco de parto prematuro, obviamente.
O quartinho do bebê deve ser finalizado com antecedência. Isto é: Pintura de paredes, decoração e afins devem ser realizadas antes das 36 semanas de gestação. O bebê ainda tem o pulmão em formação e muito sensível. Isto significa que o quarto não pode ter cheiros fortes de tinta, certo?
A babá também já pode ser entrevistada antes, quando a mamãe estiver em torno da 38ª semana de gestação. Vai ser importante ter alguém para apoiar a família nos primeiros dias com o bebê em casa, em que tudo é muito novo.
Entrando na 40ª semana, a mamãe já deve ficar alerta e em contato com seu obstetra regularmente, especialmente se estiver programada para um parto normal. É importante finalizar os exames e já deixá-los à mão quando for organizar as malas, para que o médico tenha todos os dados em mãos no momento do parto.
Arrumando as malas
A família pode começar pelas malas do bebê, pois é necessário lavar todas as roupinhas que serão utilizadas na maternidade (lembremos que o pequeno tem a pele sensível e é imprescindível que os macacõezinhos, pijaminhas e afins estejam limpos e desinfetados) com sabão neutro. Considere um estadia de pelo menos três dias no hospital.
Confira abaixo os itens que você pode colocar nas malas do bebê:
– Um pacote de fraldas RN (os hospitais normalmente fornecem fraldas descartáveis, mas é melhor se informar ou levar para o bebê não ser pego desprevenido).
– 1 saída da maternidade
– 1 manta de algodão
– 6 macacões tamanho RN
– 6 bodies
– 6 calças com pé
– 2 casaquinhos, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça
– 6 Fraldas de tecido e paninhos de boca para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar
– 6 pares de meias, se estiver muito frio
Arrumando as malas da mamãe
Seja cesárea ou parto normal: Mamãe, opte por camisolas ou pijamas leves e larguinhos, com botões na frente para facilitar a amamentação. Também lembremos das lingeries confortáveis (é possível que haja sangramento após o parto, então leve algumas extras) e chinelos grandes, pois os pés das mamães incham bastante. Confira abaixo os itens da mala da mamãe:
– 3 pijamas (camisola ou pijamas com abotoadura frontal)
– 6 calcinhas grandes e confortáveis (de preferência algumas que você já tenha utilizado para evitar desconforto)
– 1 pacote de absorvente noturno (Como falamos acima, é possível que haja sangramento)
– 1 par de chinelos confortáveis
– 2 sutiãs de amamentação
– 1 pacote de absorvente para os seios
– 1 roupão / penhoar para receber as visitas
– 3 pares de meias
– Shampoo e condicionador
– Itens de higiene pessoal: sabonete, escova e pasta de dentes, escova de cabelos
– Se estiver disposta, leve algum item de maquiagem, como um batom, para as fotos e filmagens com os visitantes
– Roupa confortável para a saída do hospital
– Últimos exames e carteirinha do pré-natal
– Documentos gerais, como RG e CPF para dar entrada no hospital
– Carteirinha do plano de saúde
– Celular, carregador
Arrumando as malas do papai
Não menos importante, o papai também precisa deixar suas coisas arrumadas antes de ir para o hospital. Afinal, ele passará lá os três dias ao lado da mamãe e do bebê dando suporte e assistência. Então é importante arrumar sua mala também. Confira abaixo os itens:
– 3 trocas de roupa confortáveis
– 1 sapato confortável
– 3 cuecas e 3 meias
– 1 pijama
– Itens de higiene, como escova e pasta de dentes, escova de cabelos
– Documentos pessoais, como RG e CPF para dar entrada como acompanhante da mamãe
– Cartões de crédito / débito e dinheiro trocado para almoço / lanches e afins
– Celular e carregador
– Máquina fotográfica, carregador e cartões de memória (lembre-se de carregar a máquina alguns dias antes do parto, para não perder os melhores momentos na maternidade)
– Lista com os contatos das pessoas que você deverá avisar após o nascimento
Não se esqueça das visitas!
Claro que é muita informação para absorver, mas é legal lembrar-se das lembrancinhas e do enfeite de porta. Este último, inclusive, servirá como sinalização para que seus visitantes saibam que estão entrando no quarto certo, na maternidade.
É bom lembrar: o enfeite de porta deve ser feito com antecedência e incluído às malas lá em torno da 36ª semana da gestação.
No caso das lembrancinhas, se elas forem comestíveis, o ideal é que sejam feitas / compradas na semana do parto. Portanto, se estivermos falando de parto normal, o ideal é apostar em balas, chocolates e coisas que podem ser compradas antes (porque você não vai lembrar disso quando a bolsa estourar, não é mesmo?).
No caso de cesarianas, as comidinhas podem ser encomendadas e entregues na maternidade no próprio dia do parto.