Higiene/Cuidado/Saude

Férias de verão: O cuidado com as crianças

As tão sonhadas férias de verão chegaram e as crianças já começam a se animar para os passeios que envolvem piscina e praia. Normalmente os dias de sol costumam ser maravilhosos com os pequenos, mas é imprescindível ter alguns cuidados importantes.

Verão = desidratação

É muito comum que os pequenos fiquem muito excitados com as mil possibilidades de se brincar na água e na areia, que acabam esquecendo de se alimentar e tomar água. É importante ficar no pé das crianças e de uma em uma hora oferecer algum líquido – de preferência água, mas os sucos de fruta naturais são bem vindos também. Se estiver muito quente, um copo a cada 30 minutos também pode ser o ideal.

Fazer uma dieta rica em verduras, legumes e frutas também é ideal para o verão. Evite alimentação gordurosa, que vai fazer com que os pequenos passem mais tempo para digerir.

Outra dica bacana para os pequenos é fazer o famoso sacolé – ou geladinho – para distribuir durante o dia. Basta fazer alguns sabores de sucos de fruta, colocar em saquinhos e, depois, congelar. Vai ser refrescante e divertido!

Os picolés de fruta também podem ser uma das opções durante o dia, mas cuidado com o excesso, por conta do açúcar.

Não se esqueça, também, do protetor solar. Nos dias quentes de verão é imprescindível reaplicar o protetor a cada vez que a criança sair da água ou pelo menos a cada uma hora.

De olho na água

Crianças normalmente são fascinadas por água, então a atenção tem que ser redobrada. Seja você babá ou um dos pais da criança, nunca a deixe sozinha, nem na piscina e nem no mar. O afogamento é uma das maiores causas de morte de crianças neste período. Sempre dê uma margem de segurança importante para que o pequeno brinque à vontade, sem grandes preocupações.

Outro tema importante, especialmente se você estiver na praia: Cuidado com as crianças no mar. Nunca as deixe sozinhas, nem para ir à beirada. Elas podem se perder, e todos da família – especialmente o pequeno – podem tomar um belo susto em momentos de tensão.

O que fazer se encontrar uma criança perdida

Você está de olho nas suas crianças, mas encontra outra perdida. O que fazer? Inicialmente, não tire a criança do lugar. Fique com ela no local e peça para quem te acompanha chamar um salva-vidas.

Em alguns países é muito comum começar a bater palmas para que os pais entendam onde a criança pode estar.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *