Higiene/Cuidado/Saude

Higiene bucal das crianças: como e quando fazer

Os primeiros dentinhos do bebê já estão dando as caras e, claro, papais e babás ficam em dúvida com relação à higienização, certo?

Confira algumas dicas para fazer a limpeza bucal dos pequenos de forma segura e, claro, confortável para eles:

Dedeira ou escova?

Se já nasceu um dentinho, o bebê pode ser apresentado a uma escovinha de dente. O movimento das cerdas, sendo friccionadas nos dentinhos, é que vai remover todo biofilme (sujeirinha). Caso ainda não haja dentes, a dedeira de silicone ainda pode ser usada para massagear a gengiva e estimular o bebê a se acostumar com a manipulação da boquinha.

Qual o tipo de escova?

O tamanho da cabeça deve ser proporcional com a boca do bebê (pequena). A cabeça sendo emborrachada evita que o bebê se machuque, já que movimentos bruscos podem ocorrer. Cabo reto e longas cerdas são as mais recomendáveis.

Visita ao dentista?

A criança precisa ir ao dentista mesmo sem ter algum problema visível na boca e já após o nascimento do primeiro dentinho. Não é apenas quando está com dor que os pais precisam levar ao profissional. As primeiras visitas devem ser agradáveis para que o pequeno se sinta confortável ao ir novamente.

Cuidados com a mamada noturna

Após dar a mamadeira, o correto é escovar os dentes da criança, pois pode acontecer a chamada “cárie da mamadeira”. Este tipo de problema atinge toda a boca, e pode chegar à perda dos dentes de lente. Lembrando que cárie em criança é algo sério também, e pode evoluir para um canal e outros problemas mais complexos.

Acompanhamento inicial

É importante a criança aprender a escovar os dentes sozinha, mas é importante acompanhamento dos pais ou babá no início. A hora de passar para este período está ligada muito a coordenação motora das crianças e tal hábito deve entrar na rotina diária das crianças a partir dos 2 anos.

Pasta de dente ou não?

Nesta fase, é comum o hábito de comer a pasta e de não se adaptar com o “ardido” das que utilizamos quando adulto, por isso começar a escovação com “pasta docinha” é mais fácil. E papais e babás não devem deixar de alertar os pequenos sobre a importância da escovação da língua. Ah, e tome cuidado com a ânsia que pode provocar nos pequenos.

Fontes:
R7
São Paulo para Crianças 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *