Higiene/Cuidado/Saude

Higiene e o bebê recém nascido

Uma dúvida que acomete muitos pais é sobre a higienização para pegar o bebê no colo. Afinal, os recém-nascidos são frágeis e ainda não estão com a imunidade em dia para suportar a quantidade de germes que os cercam nos primeiros momentos de vida.

Então, a primeira pergunta basicamente já foi respondida: É preciso lavar as mãos todas as vezes que for pegar o bebê no colo? Sim, especialmente nos primeiros dias. É a maneira mais eficiente de evitar a disseminação de doenças.

Higiene no Hospital

Uma boa dica para tentar manter o pequeno protegido é começar a higienização já no hospital. Deixar um vidro de álcool em gel no quarto, na maternidade, e pedir gentilmente para os visitantes desinfetarem as mãos e braços se possível, é um bom começo.

Devemos pensar: As pessoas vêm da rua, passam por transportes públicos ou mesmo a poluição do tempo. É importante que se higienizem antes de pegar no bebê. Uma dica para evitar situações embaraçosas é pedir ao irmãozinho mais velho que lembre as pessoas de lavar a mão antes de segurar o bebê. Ou então já oferecer: “Você não quer ir lavar as mãos para segurar o bebê um pouco?”

Higiene da mamãe, do papai e da babá

Mamãe, papai e babá também devem lavar as mãos com frequência, principalmente depois de trocar a fralda do bebê, depois de usar o banheiro, depois de brincar com animais domésticos e antes de dar de mamar (no caso da mãe).

Se por acaso o bebê for o segundo filho da família e o irmão mais velho for ainda criança, é uma boa oportunidade para ensiná-lo a se higienizar também e sempre lavar as mãos com água e sabão.

Vírus e bactérias

Adquirimos infecções virais ou bacterianas tão frequentemente por mãos contaminadas como pela tosse ou espirros, mas a primeira forma de contágio, pelas mãos, é geralmente esquecida pelas pessoas. Portanto, se alguém da casa estiver gripado ou resfriado, é importante aumentar a frequência de higienização das mãos.

Se conseguir, tente evitar também que, na rua, as pessoas segurem a mãozinha do bebê. As mãos do bebê vão direto para a boca. Adote você também o hábito: para fazer um carinho num bebezinho, passe de leve a mão na cabecinha ou pegue no pezinho, não na mão.

Leave a Comment