Papais e Mamães

Hora de engatinhar! Como ajudar seu pequeno no desenvolvimento motor

Os primeiros meses do bebê são desafiadores. Cada olhar, cada ação se torna novidade para os papais e para o pequeno. Um momento importante é quando ele começa a conhecer o próprio corpo e entender que pode começar a agir sozinho.

Portanto, é importante ficar de olho no bebê e entender quando ele vai começar a ter autonomia. É neste momento que você deve começar a estimulá-lo a se desenvolver.

Primeiros passinhos

A primeira coisa que deve ser pensada é o desenvolvimento do corpinho do bebê. Fazer exercícios que estimulem as pernas, costas, bracinhos do bebê são importantíssimos.

Para começar, pode ser legal colocar o bebê em um espaço delimitado, para que ele reconheça o ambiente à sua volta. Pode ser um edredom fofinho no chão ou um tapete de E.V.A. Ele deve ficar de barriguinha para baixo, para poder ficar de frente para o seu objetivo.

Depois, é interessante colocar o brinquedo favorito do bebê a uma pequena distância, fora de seu alcance, de modo que ele seja incitado a se mover para pegá-lo. Você poderá fazer isso algumas vezes ao dia, para estimulá-lo.

Dê tempo ao bebê: ele vai engatinhar

O seu bebê não vai engatinhar da noite para o dia, então tenha calma. A cada dia, ele terá uma novidade, um novo avanço e você poderá acompanhar tudo de pertinho. No início, inclusive, é possível que ele comece a “andar para trás”, já que a maior força, inicialmente, fica nos bracinhos. Mas tudo isso se trata de coordenação motora, que ele vai adquirir com o tempo.

Não existe um mês certo para que o bebê comece a engatinhar ou apresentar força nos músculos para tal. Isso vai de cada criança. Você vai observar quando ele começar a sentar sozinho, sem apoio, ou quando começar a realmente querer se movimentar sozinho. Aí é a hora de coloca-lo para se desenvolver 🙂

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *