Higiene/Cuidado/Saude

Influenza: Os cuidados com as crianças nesta época do ano

Nós sabemos que a transição entre o outono e inverno implica em uma série de coisas – entre elas as doenças respiratórias, os resfriados e as gripes. Neste período, é importante ficar alerta, também, com a Influenza, que está em surto no momento.

Segundo o site Bebe.com.br, neste ano temos três subtipos de Influenza acometendo as crianças: H1N1, H3N2 e o B. O tratamento é igual para todos, mas é preciso ficar atento especialmente por conta dos riscos de complicações.

Normalmente, as gripe é amenizada depois de alguns dias. No entanto, é imprescindível ficar atento com os quadros de pneumonia, insuficiência respiratória, e afins.

Prevenção da Influenza

A melhor maneira de manter as crianças longe da Influenza é fazendo a prevenção. Ainda que a campanha de vacinação na rede pública tenha acabado, é importante procurar centros para imunizar os pequenos, especialmente com essa chegada das temperaturas mais baixas.

Dos seis meses aos cinco anos, a criança pode tomar a vacina trivalente contra a gripe, que protege contra os três subtipos de Influenza. Os que tomam pela primeira vez, devem obter duas doses, com espaço de pelo menos trinta dias.

Além da vacinação, é importante reforçar os nutrientes na alimentação das crianças e priorizar as frutas ricas em vitamina C, como limão, laranja, caju, acerola. Atividades físicas também são bem-vindas neste período.

Outras doenças

Claro que a Influenza é uma das principais preocupações desta época, mas é preciso se atentar, também, para as fripes, alergias, rinites e infeções das vias aéreas que são transmitidas nesta época.

Tosses persistentes, dificuldade para comer e respirar, além de chiados no peito são sinais claros de que a criança precisa ser avaliado por um médico.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *