Higiene/Cuidado/Saude

Inverno e resfriados: Como proteger as crianças?

Essa época do ano é preocupante para os pais, pois as bruscas mudanças de temperatura fazem muitas crianças adoecerem. Especialmente os bebês. É comum que os pequenos fiquem resfriados, mas é importante ficar de olho para monitorar que isso não vire algo mais grave, como uma bronquilite ou uma gripe.

Como se prevenir dos resfriados?

Os resfriados podem ser transmitidos através de espirros e contato das mãos. Por isso é importantíssimo redobrar o cuidado com a higiene nestas épocas de baixas temperaturas. Outro tema importante é sempre tentar arejar ao máximo a casa. Nos dias de inverno, que são frios, as pessoas tendem a deixar as janelas fechadas, o que pode ser ruim para a saúde dos pequenos. Afinal, a mistura de mofo, ácaros e vírus do resfriado pode ser certeira para eles.

Outro ponto importante é evitar o cigarro em ambientes fechados com as crianças neste período. Isto pode gerar alergias respiratórias nos pequenos, que pode agravar um simples resfriado.

Criança resfriada

Nós sabemos que é difícil ver os pequenos desconfortáveis, com dificuldade de respirar e às vezes até de mamar por conta do resfriado. Mas é importante ficar de olho em alguns sintomas, como febre baixa, tosse, nariz escorrendo e fungando, dor de garganta, etc.

Uma criança resfriada também acaba perdendo um pouco o apetite, até por não sentir o gosto das coisas. No entanto, não é preciso se preocupar, pelo menos não inicialmente. Um resfriado costuma durar entre três e sete dias.

Quando devo procurar o médico?

Se o seu bebê tiver menos de 1 ano, é importante observá-lo nas primeiras 24 horas. Se ele apresentar febre ou qualquer outro sinal, como peito cheio, tosse persistente, cansaço, catarro e afins, leve-o ao serviço de pronto atendimento. Bebês menores de 3 meses devem ser avaliados no mesmo dia, especialmente em caso de febre.

Como dissemos acima, os sintomas do resfriado devem melhorar entre 3 e 7 dias. Se isto não acontecer e a febre for persistente, é importante levar a criança ao médico, também.

Hidrate a criança

Durante o tratamento do resfriado, dê bastante água para a criança e deixe-a repousar. Se quiser, lave o nariz dela com soro fisiológico para aliviar a congestão. Utilizar o aspirador nasal também pode ajudar a descongestionar a região.

Se você tiver um nebulizador, pode tentar administrá-lo na criança na hora de dormir, com solução de soro fisiológico. Isso poderá ajudá-la a dormir melhor.

Nunca administre remédios para os pequenos sem consultar o pediatra, é importante lembrar!

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *