Higiene/Cuidado/Saude

Inverno chegou: Como proteger as crianças de doenças geradas no tempo frio

O inverno chegou e, com ele, também uma ameaça para as crianças: as famigeradas doenças surgidas com o clima frio e mais seco. Muitos pequenos acabam sofrendo com problemas respiratórios, desde um simples resfriado até ataques de asma.

É preciso entender que o ar gelado do inverno acaba irritando as vias aéreas, e isso faz com que o local inflame e permita a proliferação de vírus e bactérias. Para crianças pequenas este quadro ainda se agrava, porque nesta fase eles ainda não possuem um sistema imunológico forte o suficiente para lidar com estes vírus e bactérias.

Então, o que fazer para proteger as crianças nesta época do ano?

Inverno x prevenção

O ideal, na verdade, é pensar na prevenção. Isso significa que os papais devem manter alguns cuidados em dia, como as vacinações contra H1N1 e outras doenças, sempre limpar o nariz dos pequenos com soluções tipo soro fisiológico e procurar manter os ambientes em que eles ficam, limpos.

Na chegada do inverno, é importante manter os locais ventilados, para evitar a proliferação dos ácaros e bactérias, incentivar aos pequenos a sempre lavar as mãos e continuar lavando o nariz deles para evitar crises de sinusite.

É bom sempre manter as crianças agasalhadas, também, com o peito e pescoço cobertos, para evitar as friagens. Em casa, antes de dormir, é importante fazer inalação com um nebulizador para manter as vias aéreas das crianças sempre limpas e sem secreção.

Pintou a doença. E agora?

Se mesmo com as prevenções básicas a criança acabar adoecendo, não se desespere. Leve o pequeno bem agasalhado ao Pronto Socorro e relate todos os cuidados que teve até o momento. O pequeno que possui a prevenção em dia, certamente será medicado com tranqüilidade e deverá se recuperar logo.

Leave a Comment