Lazer

Leitura para as crianças: Entenda os benefícios

As crianças vão descobrindo o mundo assim que se descobrem como indivíduo. E a nossa parte, como adulto e responsável por aquele pequeno ser, é tentar orientar, ajudar no desenvolvimento e educação. Uma maneira muito bacana de ensinar os pequenos é através da leitura. No entanto, muitos papais não sabem em que momento introduzir os livros na vida deles.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Sussex e divulgada pela Revista Crescer revelou que a partir de 3 anos as crianças já começam a assimilar vocabulários. Para tal, o ideal é que os livros tenham muitas figuras, para que haja associação.

Leitura e o lúdico

Alem do desenvolvimento da leitura, conhecimento das palavras e de mundo, em si, a introdução dos livros na vida dos pequenos é importante para que eles desenvolvam capacidade analítica e a leitura própria. Isso pode ajudar para que eles passem a ter experiências mais independentes e lúdicas desde pequenos.

Com a leitura dos livros atrelada às figuras, os pequenos passam a criar histórias em suas próprias cabeças, o que ajuda inclusive no desenvolvimento de brincadeiras, criação de cenários e de mundos novos.

Fonte: Revista Crescer 

Leave a Comment