Higiene/Cuidado/Saude, Papais e Mamães

Lidando com a chegada do bebê em casa

A chegada de um bebê em casa normalmente é muito esperada pelos pais e geralmente romantizada pela mídia, pela família e até mesmo pelos próprios pais. No entanto, a rotina pode ser um pouco mais dura do que o imaginado.

Os primeiros dias são de aprendizado para os três: Papai, mamãe e bebê. Especialmente para o bebê, que tinha um ambiente completamente diferente, em que ele tinha tudo “automático”, e de repente ele passa a ter que “pedir” pelas suas coisas.

Mantendo a calma

Os primeiros dias podem, sim, ser estressantes. Afinal, é preciso se adaptar com o bebê, com a mamada certa, com os horários dele. São momentos sem dormir e de preocupação com um serzinho tão pequeno. Mas vamos te dizer: Isso passa!

É preciso manter a calma. Falamos recentemente sobre criar uma organização em sua casa antes da chegada do bebê, para facilitar a sua rotina. Isso pode ser um passo importante, mas existem outros quando a sua vida muda.

Porque sim, é uma grande mudança. Uma pessoa a mais na casa, novas preocupações, novos horários, como dissemos acima.

Quando falamos em manter a calma, queremos dizer que você deve pensar em etapas. Não tente fazer tudo de uma vez para não se frustrar, ou seja, não tente ter a casa perfeita nos primeiros dias, porque isso não vai acontecer.

Tempo para a família e para o bebê

Nos primeiros dias é importante entender que a rotina deve se voltar para a família e sua adaptação. Ou seja: Deixe as visitas para outro momento. Guarde estes primeiros momentos para entender o seu bebê, criar uma sequência de ações diárias.

Nada mais chato do que você estar super cansada e preocupada com o bebê e ter que receber várias pessoas em casa, certo? Por isso, sem cerimônias com seus convidados. Quem é próximo da família e que certamente vai querer fazer uma visita, vai entender que para conhecer o bebê o ideal é ir ao hospital ou depois da recuperação de todos. Fale abertamente que você precisa de alguns dias para se adaptar.

Peça ajuda

Não hesite em pedir ajuda. Vocês, como família, estão se adaptando com a nova rotina, é normal precisar de alguém para fazer coisas básicas, como arrumar a casa, lavar a louça. Até mesmo ficar com o bebê para alguns momentos de descanso.

Inclusive uma babá neste período pode ser muito bem vinda. A profissional pode ajudar com as coisas do bebê, na organização do quartinho e te ajudar a descansar.

A AppNanny está sempre aqui por vocês, família! Encontrem a profissional ideal em nosso aplicativo e tenham uma chegada do bebê mais tranqüila 🙂

Leave a Comment