Babá

Organização e rotina: Como a babá pode ajudar no desenvolvimento da criança

A babá, especialmente quando cuida dos pequenos desde os poucos meses de vida, passa a ter algumas funções fundamentais no crescimento deles. E não estamos falando de processos de trabalho com materiais, em si. Estamos falando do desenvolvimento das crianças.

É normal que a profissional ajude nos processos da rotina da criança, como organizar as roupinhas e os brinquedos. Mas será que a babá também não pode incentivar os pequenos a guardar suas próprias coisas desde cedo?

Incentivando a organização

É claro que a babá vai brincar e entreter a criança nos períodos que ela está em casa. Mas é importante e faz parte do trabalho incentivar os pequenos nos processos das brincadeiras e das tarefas.

É importante, por exemplo, explicar que ele deve guardar os brinquedos nos lugares onde pegou, e ter cuidado com as suas coisas. Isso faz com que a criança cresça respeitando o próximo e entendendo suas responsabilidades.

A babá pode criar a própria rotina com a criança – lógico, desde que seja aprovada pelos pais e que esteja de acordo com o dia a dia da casa. Os pequenos precisam de limites e rotina e assim o próprio trabalho fica mais fácil.

Insistindo na evolução da criança

Outro tema muito comum é a necessidade de expressão da criança. Muitas vezes o pequeno mal fala a sua necessidade e um adulto já a corresponde. É preciso incentivá-lo a se expressar. A falar o que quer. Dessa forma, a rotina das mamães e das babás fica ainda mais leve, pois o pequeno já vai criando independência.

Leave a Comment