Lazer

Os benefícios da música para as crianças

A música faz parte da vida de todos nós. Desde uma cantoria no banho até uma canção de ninar para acalmar o bebê. O que muitas pessoas não sabem é que a música, de fato, pode ser extremamente benéfica para as crianças.

Segundo o Baby Center, ouvir música estimula o movimento, o que é importante para os pequenos desenvolverem habilidades físicas e coordenação motora. Crianças aprendem se movimentando.

Além disso, quando as crianças estão se desenvolvendo, normalmente começam a aprender por associação. Ou seja, utilizar as músicas pode ajudá-los no aprendizado diariamente.

O fato de você cantar / dançar com a criança também pode ser benéfico. Isto acontece porque é criada uma conexão com o pequeno, o que faz com que ele consiga expressar suas emoções.

Como escolher a música para a criança

Se a criança for pequena, o ideal é buscar canções mais calmas, com timbres suaves. A criança ainda está se adaptando à nova realidade, ao mundo. No entanto, a medida que ele for crescendo, o ideal é experimentar. Tente de tudo, desde música erudita até músicas mais melódicas.

Com o passar do tempo, é legal introduzir músicas com letras fáceis, para que eles consigam aprender e cantar junto. Isto faz parte do desenvolvimento.

Instrumentos musicais

A partir dos 3 aninhos de idade, as crianças já possuem o cérebro mais amadurecido. Portanto, é o momento em que ele pode começar, inclusive, a aprender música, instrumentos musicais.

Ainda segundo o Baby Center, uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Irvine mostra que crianças de 3 e 4 anos que estudavam piano se saíram melhor em testes que mediram seu raciocínio espacial e temporal (a capacidade de pensar no espaço e no tempo) do que as que não estudavam o instrumento.

Outro estudo sugere que aulas de música aguçam o cérebro, mas a pesquisa foi feita com crianças mais velhas. Cientistas da Universidade Chinesa em Hong Kong publicaram um estudo na revista “Nature” afirmando que crianças que estudaram música por pelo menos seis anos, antes de completar 12 anos, aprenderam mais palavras do que as outras.

É importante entender que a música tem que fazer parte da vida da criança de maneira natural. Não adianta tentar forçá-la a aprender a tocar algum instrumento, porque este tem que ser um processo de enriquecimento cultural. Deixe-o conhecer e curtir por conta própria, ok?

No mais, aproveite as novas descobertas da criança. Vão ser ótimos anos da vida de vocês 🙂

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *