Higiene/Cuidado/Saude, Papais e Mamães

Papinha: Como introduzir alimentos na rotina do bebê

As crianças devem ser alimentadas com leite materno até os seis meses de vida. Após esta data e com recomendação do pediatra, outros alimentos começam a entrar na vida do bebê. No entanto, muitas mamães – e até mesmo babás – ficam confusas sobre o que o pequeno pode começar a comer neste primeiro momento.

Em primeiro lugar, é importante pensar que a criança não sabe o que é mastigar e deglutir, propriamente falando. Afinal, é quase que um instinto o pequeno mamar no seio da mamãe. Então, é preciso paciência.

Papinha e os primeiros alimentos da vida do bebê

A primeira coisa a se pensar, ao começar a introduzir alimentos na rotina das crianças, é na consistência versus o nascimento dos dentinhos do bebê. É importante adequar os alimentos de acordo com a fase que o pequeno estiver passando, para evitar engasgos e sufocamentos. Lembre-se, ele ainda vai aprender a mastigar e deglutir.

É legal, nos primeiros momentos, optar por água e papinhas de frutas bem moles, que devem ser oferecidos no intervalo de mamadas e em pequenas quantidades. As porções são aumentadas com o tempo, conforme a criança for se adaptando ao novo cardápio.

Criança rejeitou a papinha

É completamente normal a criança não gostar de uma coisa ou outra do cardápio novo. Afinal, ela nunca teve outra coisa em vida do que o leite materno, certo? Então, caso o pequeno não goste de um ingrediente, não se desespere. Ele criará seus gostos e aprenderá a comer aos poucos. E mesmo que ele não curta o alimento oferecido, vale a pena tentar fazer outras receitas e insistir pelo menos uma vez, ok?

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *