Papais e Mamães

Primeiros cuidados com o bebê

Quando o bebê nasce é sempre uma alegria infinita para a família. Porém, logo que os papais de primeira viagem chegam em casa, logo se deparam com uma série de cuidados que podem deixar alguns um pouco aflitos.

A Revista Pais & Filhos divulgou um artigo que indica para os papais como ter esses primeiros cuidados sem passar nervoso.

  • Hora de dormir: O ideal é colocar sempre o bebê de barriga para cima e em colchão firme. O lençol também deve estar bem encaixado. Evitem objetos dentro do berço, como travesseiro, brinquedo, bichos de pelúcia etc.
  • Umbigo: O ideal é fazer o curativo pelo menos três vezes ao dia, utilizando hastes flexíveis e álcool 70. Ainda de acordo com a publicação, é importante deixar o coto para fora da fralda, para não abafar.
  • Amamentação: Pode-se fazer uma massagem na aréola e restante da mama, para retirar algumas gotas de leite e assim facilitar a pega para o bebê.
  • Pai: É importante e necessário que os pais sejam presentes nestes primeiros momentos. Claro que todos pensamos que as mamães tem mais jeito com os pequenos, mas a verdade é que quando se é marinheiro de primeira viagem tudo fica mais trabalhoso e complexo. Quando se divide o trabalho em dois – o que é, inclusive, essencial! – fica mais prazeroso para ambos 🙂

Como a babá entra nesta história?

Muitos papais acabam requisitando, também, a ajuda da babá neste momento, até porque as mamães ficam bastante cansadas por conta das mamadas do bebê. Então é importante que as profissionais entendam a rotina da casa, coordenem com as mães os horários em que pode ficar com o pequeno para que ela possa descansar, tomar banho, comer, etc; E é imprescindível que neste momento tenham muita paciência, porque mesmo que saibam como cuidar de uma criança tão pequena, é bom lembrar que aqueles papais ali estão fazendo tudo pela primeira vez.

Fonte: Pais & Filhos – https://www.paisefilhos.com.br/recem-nascido/o-bebe-chegou-em-casa-e-agora-desvendamos-os-primeiros-cuidados/

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *