Higiene/Cuidado/Saude

Verão: Os cuidados com as crianças em férias na praia

O verão chegou e, com ele, as ferias na praia com sol, mar e diversão. Ainda que seja uma época de muitas alegrias para os pequenos, acaba sendo tempo de preocupação por parte dos pais. É preciso se policiar e cuidar das crianças, tanto na hidratação, proteção da pele, como segurança.

Por isso, resolvemos fazer este post para dar alguns alertas – especialmente para os papais de primeira viagem – para que as férias de verão sejam lembradas com alegrias e bons momentos.

Cuidados com a pele das crianças no verão

Os cuidados com a pele no verão são essenciais, especialmente quando falamos de crianças, que são mais sensíveis.

  • Horário de saída de casa: Ainda que nós, adultos, adoremos ficar com aquela marquinha marota de biquíni (que normalmente acontece quando ficamos muito tempo expostos ao sol quente), o ideal é sair com as crianças bem cedo de casa. Sim, entre 08h e 10h da manhã ou a partir das 15h é ideal para que elas brinquem sem sofrer conseqüências negativas do sol.
  • Atenção para o fator do filtro solar: Crianças acima de 6 meses devem usar protetores com fator acima de 30. Os pequenos com tom de pele mais claro devem usar fatores ainda mais altos. É importante passar o protetor, ao menos, 20 minutos antes da exposição ao sol.
  • Protetor solar várias vezes ao dia: Mesmo que vários protetores tenham o marketing do “não sai na água”, é importante retocar as camadas pelo menos de duas em duas horas, para que as crianças fiquem sempre protegidas.
  • Mormaço queima: Sim, queima e muito. Não adianta pensar que, com tempo nublado, o risco é menor. Os raios solares ultrapassam sim as nuvens e queimam tanto quanto um dia ensolarado. Então o cuidado nestes dias deve ser ainda maior!
  • Bebês de menos de 6 meses na praia: Até os seis meses de idade, os bebês não devem usar nenhum tipo de protetor, porque neste período eles possuem maior absorção pela pele. Então, se quiser levar o seu pequeno para um passeio na praia, o ideal é seguir as regras do horário e deixá-lo protegido com roupa e boné, mesmo que ele fique sob o guarda-sol, árvores, sombras etc.

Hidratação é importantíssimo

Claro que as crianças ficam eufóricas para brincar na areia e na água do mar, mas é preciso ficar atento ao consumo de água e sucos naturais. É importante que elas se hidratem, especialmente porque sob o sol temos uma perda maior de água no corpo. Então, pelo menos de hora em hora é interessante oferecer algum líquido para eles.

Fique de olho nas crianças

Não precisamos nem falar que verão é sinônimo de praias lotadas, certo? Por este motivo, é importantíssimo ficar de olho nos pequenos.

  • Pulseirinhas de identificação: Tenha em mãos alguma pulseira de identificação para colocar no braço do seu filho. As crianças ficam eufóricas na praia e, muitas vezes, acabam se distanciando dos pais (especialmente ao entrar no mar).
  • Acompanhe os pequenos no mar: É importante sempre observar as condições da praia e observar locais com buraco e correnteza. Por isso, acompanhar as crianças na água é imprescindível, para evitar acidentes.
  • Ponto de encontro em caso de perda: Logo que chegar na praia, procure um ponto de encontro para caso de perdas. O ideal é mostrar a eles onde fica o salva vidas, para que peçam ajuda em casos específicos.

Com estas dicas, com certeza o seu verão vai ser mais gostoso e os passeios à praia serão mais seguros. Comentem com a gente, depois, sobre suas férias! 🙂

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *