Higiene/Cuidado/Saude, Lazer, Papais e Mamães

Visita ao bebê recém-nascido: confira dicas para evitar gafes

São nove meses de espera e você não vê a hora de conhecer o bebê de alguém próximo, seja de familiares ou amigos. Porém, existem dicas para não atrapalhar a rotina dos novos papais na hora de fazer uma visita.

Especialmente se for o primeiro filho, a rotina de adaptação do casal, deles com a casa e deles com o filhote ainda caminha a passos curtos. Por isso, é importante ficar de olho para não dar bola fora na hora de conhecer o recém-nascido:

No hospital ou na maternidade?

Esta decisão depende dos pais. Melhor combinar antes com a mamãe ou o pai da criança.

Ligue antes. Sempre.

Não apareça de repente. Pode ser que o bebê esteja dormindo ou que os papais estejam em raro momento de descanso.

Não vá se estiver doente

Nem precisa de muito esclarecimento, né? Sem sistema imunológico reforçado e antes de vacinas, a criança pode ficar doente também.

Não fume e não use perfumes

O olfato do bebê é muito sensível e ainda é muito novo para questão de análises de alergias. Evitar até uso de perfumes é recomendado.

Higiene reforçada

Lavar as mãos e fazer uso de álcool-gel antes de acariciar ou pegar o bebê no colo é indispensável.

Visitas rápidas

Nada de ficar horas e horas na casa dos novos papais. Descansar, para eles, é muito mais importante do que fazer sala. Afinal, na rotina deles com um bebê, não sobra muito espaço para dormir.

Não peça para a mãe acordar o bebê

Sono de recém-nascido é sagrado. Portanto, espere o  bebê acordar – caso não demore muito – ou volte em outro momento.

Mão na massa

Ver o bebê demonstra o carinho e preocupação também com os pais dele, certo? Portanto, que tal lavar uma louça, passar uma vassoura no chão ou até deixar uma comidinha pronta para eles? São tarefas simples, mas que se acumulam com a chegada de uma criança.

Segure conselhos e palpites

Tudo o que uma nova mãe não precisa é de palpites. Nunca. Nem mesmo quando seu filho for mais velho. Mas, principalmente, nessas primeiras semanas, quando ela ainda está se adaptando ao novo papel, conselhos inconvenientes podem deixá-la irritada, insegura, triste… A reação depende do temperamento de cada uma.

Não tire fotos se a mãe não permitir

Só tire fotos e publique na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.

Não é festa, a não ser que a mãe queira

Se ao chegar na casa da nova família, você perceber que eles já estão com outras visitas, veja se não é melhor voltar outro dia. Muita gente conversando ao mesmo tempo pode deixar o bebê – e consequentemente seus pais – estressados. No entanto, algumas famílias têm preferido marcar um só dia e organizar uma pequena recepção, para que as pessoas conheçam a criança em um dia só. Confirme antes com os pais.

Hora de amamentar = hora de ir embora

Fique esperto. Se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. Algumas mulheres se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada. Principalmente no início, quando muitas não têm tanta prática, elas podem se atrapalhar e ficar inseguras ao oferecer o peito para o bebê. Fazer isso na frente de outras pessoas pode potencializar as dificuldades. Na dúvida, é melhor aproveitar para ir embora. Ou, então, ofereça para sair do local.

Fonte:  Revista Crescer

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *