Higiene/Cuidado/Saude

Como aproveitar as férias e o calor com as crianças

Já é meio de novembro e os pequenos já estão mirando as férias de verão. Afinal, temos sol, calor, diversão, muitas vezes dias na piscina e passeios à praia. No entanto, é preciso ficar ligado com as crianças, para que eles curtam o período sem problemas como desidratação, coceiras, assaduras e afins.

Calor = água

A água deve vir de diversas maneiras nas férias de verão. Se as crianças forem brincar em parques, é preciso sempre ter uma garrafinha de água à mão, para que periodicamente se hidratem. Com o calor, perdemos mais água do corpo, então é preciso observar e controlar a hidratação dos pequenos! Sucos de frutas naturais, como melão e melancia também refrescam e mantêm os nutrientes no corpo.

Além da hidratação, é interessante oferecer pelo menos dois banhos – curtos, diga-se de passagem! Não vamos desperdiçar água, minha gente! – por dia. Isso evita assaduras (especialmente em bebês), coceiras e irritações. Importante: no caso dos bebês, opte sempre por um sabonete com PH mais neutro e dermatologicamente testado.

No caso de dias na praia ou piscina, o cuidado é dobrado. Afinal, normalmente os pequenos se recusam a sair da água, certo? Mas é preciso ficar de olho e passar protetor solar periodicamente também, porque com o tempo ele sai do corpo. Com crianças menores o ideal é curtir o calor antes das 10h e depois das 15h.

Xô fraldas

Mesmo que os bebês sejam higienizados regularmente, é interessante deixá-los livres das fraldas por algum período do tempo durante o dia, se ficar em casa. É que as fraldas acabam abafando a região genital, o que pode causar mais assaduras.

Já no caso das praias, uma boa piscininha infantil com um boné na cabeça dos pequenos pode ajudar – e muito – na proteção deles.

Bom verão!

Leave a Comment