Higiene/Cuidado/Saude

A fase dos primeiros dentes do bebê

O sorrisão banguela deles já é lindo, mas os papais e babás ficam encantados quando começam a aparecer os primeiros dentes. Para os pequenos, entretanto, a coceira e incômodo dos dentinhos de leite despontando pelas gengivas não tem nada de legal.

Incômodo inevitável

Isso geralmente acontece aos seis meses, quando o bebê para de mamar, já dorme sozinho no quarto e começa a interagir mais com o ambiente. Não existem regras específicas, mas uma coisa é certa: o bebê fica muito mais chatinho com o nascimento dos dentinhos.

“É um processo de inflamação. A pele da gengiva está se rompendo lentamente. Isso incomoda um pouco, mesmo”, explica o pediatra Cid Pinheiro, coordenador da equipe de pediatria do Hospital São Luiz Morumbi.

Paciência e cuidado

Além do jeitinho mais enjoado do bebê, até febre pode surgir, mas os pais e babás não precisam se descabelar. Pinheiro ainda diz que o processo de crescimento pode durar de 4 a 7 dias para cada dente, normalmente. “A criança não vai ter 38 graus de temperatura por causa do dente”, tranquiliza o pediatra.

Fonte: Pais & Filhos

Leave a Comment