Higiene/Cuidado/Saude

Organizando a rotina das crianças em casa

A vida das crianças é uma festa. Sempre existe um motivo para imaginar, criar e brincar. No entanto, quando o pequeno já está em época de aprendizado escolar, a tendência é que haja uma preguiça para as obrigações diárias.

É possível que o baixinho se distraia com várias atividades e acabe se esquecendo de fazer a lição e suas obrigações rotineiras. É muito comum isso acontecer, mas podemos facilmente resolver esses problemas organizando a rotina das crianças.

No início as crianças podem estranhar a mudança da rotina e os horários estipulados para realizar cada tarefa, mas manter o dia deles organizado pode torná-los mais produtivos e focados, e possibilita aumentar o tempo de diversão.

Rotina e responsabilidade

É importante saber que o fato de estabelecer horários e métodos durante a rotina significa que a criança pode passar a lidar melhor com prazos e desenvolver seu senso de responsabilidade.

Como organizar a rotina da criança

A primeira coisa que as mamães e as babás pensam, ao começar a organizar a rotina das crianças, é: será que estou sendo muito rígida? Acredite, não está. Crianças precisam de limites e rotina, e indicar o caminho certo e seus afazeres diários é o melhor para que eles entendam o que é disciplina.

Em primeiro lugar, é interessante criar uma agenda semanal das atividades das crianças. Confira a agenda dela de atividades escolares e una com as atividades na sua casa, para que o cronograma seja montado. Você pode montar algo bem colorido, interativo e lúdico, para que eles tenham prazer em movimentar seus afazeres do dia.

Nesta agenda você deverá incluir as atividades escolares, como trabalhos, provas e passeios, além das extracurriculres, como inglês, ballet, artes marciais e afins.

Criada a organização de atividades, pense nos horários fixos que a criança deverá se dedicar exclusivamente a cada uma das tarefas. Priorize, logicamente, as atividades escolares e as extracurriculares, que demandam deslocamento até os locais das aulas, etc.

Horários flexíveis

É importante que a criança mantenha sua rotina, para que seu aprendizado seja desenvolvido. As atividades pré-estabelecidas no cronograma somente devem ser mudadas em caso de visita ao médico ou alguma situação emergencial.

Explique para os pequenos a importância da organização e que eles somente poderão realizar outras atividades depois de terminar a que estão fazendo. Isso é fundamental para que o pequeno tenha noções de disciplina e que não fique enrolando para fazer as lições de casa.

Tempo para brincadeiras

É claro que nem só de rotinas vive a criança. Ela precisa do momento lúdico, do espaço para brincadeiras e afins. Então nesta organização é interessante estabelecer o horário do lazer, também. As crianças farão as atividades sabendo que possuirão tempo suficiente para se divertir.

Alimentação e bom sono

É imprescindível se preocupar com o descanso das crianças, também. Não adianta criar uma rotina organizada se ele não se alimentar direito e não tiver uma boa noite de sono. Então, pense no tempo que a criança precisará para realizar estas atividades e ter uma boa quantidade de horas para dormir e acordar disposto no dia seguinte.

 

Leave a Comment