Papais e Mamães

Por que a rotina é tão importante para as crianças?

Existem duas coisas que casam muito bem quando falamos sobre o desenvolvimento das crianças: limites e rotina. Os limites são importantes porque marcam a linha que separa o que é aceitável e o que não é para o ser como indivíduo. Já a rotina é importantíssima para que os pequenos compreendam a necessidade de tempo de cada atividade e que passem a entender como funcional as regras da casa.

Regras e rotina

A rotina é importante especialmente porque as crianças não possuem desenvolvidos, ainda, o funcionamento total de seus corpos. E, já que estão em fase de desenvolvimento, é importante que não pulem, por exemplo, nenhuma refeição diária, não deixem de criar o hábito de escovar os dentes e entendam que é imprescindível dormir.

Muitos pais, inclusive, se queixam sobre os horários que os filhos “escolhem” para dormir e como é difícil lidar com essa situação.

Em primeiro lugar, assim como falamos acima, é importante que as crianças conheçam limites e entendam que existe um momento para cada atividade – inclusive dormir. Em segundo lugar, vale explicar os motivos de cada regra para os pequenos, para que eles não entendam as orientações dos adultos como um confronto, mas como um aprendizado.

É importante, por exemplo, sentar e explicar a eles que são necessárias oito horas de sono ao menos diariamente para que eles cresçam mais inteligentes e fortes, para que eles se mantenham felizes. Pode-se explicar, por exemplo, cada propriedade dos legumes e verduras e como eles são imprescindíveis para o nosso desenvolvimento.

Enfim, tudo faz parte do aprendizado dos pequenos. É preciso ter paciência e ensiná-los passo a passo de como se desenvolver, para que eles sejam grandes pessoas ao crescer.

 

Leave a Comment