Papais e Mamães

Volta às aulas e o drama de adaptação à rotina escolar

Todo começo de ano é o mesmo drama: As crianças demoram um tempo até se adaptarem novamente com a rotina de volta às aulas. Afinal, após longos dois meses com brincadeiras a fio, dormir sem hora para acordar e sem tarefas para pensar, os pequenos realmente sofrem um pouco até entrarem nos trilhos.

Um dos problemas mais relatados pelas mamães é a dificuldade de fazer os pequenos acordarem na hora certa, o que ocasiona, nos primeiros dias de aula, alguns atrasos para chegar na escola. É necessário criar um planejamento e no fim das férias já bolar estratégias para ir acostumando as crianças com a rotina novamente.

Para ajudar os papais e as mamães, a Revista Crescer fez uma lista de dicas que podem facilitar o retorno dos pequenos na rotina da escolinha:

– Explicar o momento de cada coisa: Tentar conversar com as crianças faz parte do processo. Explicar que para que todos da família fiquem bem, é preciso que cada um faça a sua parte e que todos devem ter rotinas e horários, como comer, dormir, brincar, fazer suas tarefas etc.

– Estratégia de adaptação: Uma boa ideia é ir voltando a rotina da criança aos poucos já no fim das férias, para que não haja uma mudança brusca.

– Organização: Organizar uniforme, mochila, materiais escolares um dia antes da criança voltar à escola pode economizar vários minutos da manhã de vocês e evitar atrasos.

– Preparo do lanche: Preparar o lanche com antecedência também pode ser uma ótima estratégia. Frutas como uvas, maçã e banana são ótimas e práticas opções para o dia a dia. A publicação ainda indica bater sucos naturais na noite anterior e congelar. No dia seguinte, é só colocar os cubos do suco na garrafa térmica, que na hora do recreio o suco estará fresquinho e pronto para beber.

– Café da Manhã: Já deixar a mesa posta com pães, bolo, cereais, torradas, coisas que podem ficar fora da geladeira, podem economizar tempo de manhã também, já que todos na casa sempre acordam com mais sono por conta de acordar muito mais cedo do que o costume.

Fonte: Crescer – http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2017/01/volta-aulas-8-dicas-para-evitar-atrasos-na-hora-de-ir-para-escola.html

Leave a Comment